Rios contaminados, lixo crescente, barulho, fumaça e estresse.as grandes cidades cobram um preço alto e seus moradores. Uma campanha lançada em 2009 pela entidade SOS mata atlântica chamou a atenção: ela sujege fazer xixi durante o banho!uau!A proposta busca conscientizar as pessoas das necessidade de economizar água, no caso uma descarga média de 12 litros por dia,que já faria diferença. A campanha ensina que a urina é basicamente 95% agua , mais ureia e sal. Mesmo assim, parece nojento, não?Geralmente, nos esquecemos de que a agua do banho e da louça se junta a da sujeira fedida da privada depois que descem pelos canos. Que desgosto é reencontra-la a seguir, no rio em frente, multiplicada milhares de vezes e muito mais mal cheirosa.Há poucas décadas, esse problema era tratado como de longo prazo nos países em desenvolvimento, sem impacto imediato. Mas agora ele se soma a outros, e tudo começou a ficar grave demais com o gigantismo das cidades.O esgoto ameaça nos deixar sem mananciais de agua limpa, cresce o volume do lixo e há a necessidade de separar para reciclar.Tudo agora atinge o morador das grandes cidades diretamente. No que se refere ao saneamento, porem, há exemplos de países em desenvolvimento em que "alguém fez alguma coisa" e conseguio.
Doenças
Um indicador dos novos tempos e a migração de doenças para as cidades.É o caso da disseminação de dengue em algumas partes do mundo e no nosso continente, pois o mosquito transmissor da doença migrou das áreas de mata para as áreas urbanas, adaptando-se. No Brasil, a dengue transformou-se na principal doença epidêmica a ser combatida por programas públicos, além da aids. A infestação generalizada do mosquito Aedes aegypt criou outro problema nas cidades que estão em áreas de mata em que ocorre a febre amarela, pois esse mosquito vira também transmissor dessa doença quando pica uma pessoa com febre.
O amontoamento de pessoas nas cidades leva a um dos maiores males de saúde da era urbana:o estresse. As pessoas perdem cada vez mais tempo no trânsito, ficam expostas a cargas de barulho crescentes e têm menos tempo para se alimentar corretamente, praticar atividades físicas e dormir. A situação agrava-se em áreas de alta densidade populacional, em que a muita gente por metro quadrado, seja levando em conta um bairro, seja considerando moradias apertadas ou super lotadas, em que falta privacidade.
( fonte: guia do estudante atualidades 2010)
1 comentários:
NOSSA EU GOSTEI MUITO DO TRABALHO DA EQUIPE, ESTA EQIPE É 10.
DESEJO MUITAS BÊNÇÃOS DE DEUS PARA TYODA A EQUIPE QUE SE ENPENHOU POR ESTE IMPORTANTE BENEFÍCIO NÃO SÓ PARA O PLANETA COMO PARA NÓS.
DE REJANE FONTELLE
Postar um comentário