Poucas pessoas já pararam para pensar sobre a origem e o destino das coisas.
"As coisas" se deslocam ao longo de um sistema que se chama A economia de materiais:
Extração - Produção - Distribuição - Consumo - Tratamento de lixo
O problema é que esse é um sistema linear e o nosso planeta, é um planeta finito. Não se pode gerir um sistema linear em um planeta finito.
- Lixo Químico: A grande maioria dos produtos atualmente são produzidos com substâncias químicas nocivas à saúde, desde alimentos a travesseiros. Apenas um punhado desses produtos foram testados para avaliar se oferecem riscos à saúde. E nenhum foi testado em relação aos impactos sinérgicos na saúde, ou seja, a interação com todos os químicos aos quais estamos expostos diariamente. Todas as toxinas se acumulam ao longo da cadeia alimentar e o alimento do topo da cadeia com o maior nível de toxinas é o leite materno. Um descaso enorme, um desrespeito e uma agressão ao bem estar da população, de uma forma geral. Algumas toxinas são despejadas no ambiente durante a produção. E as indústrias dizem produzir por ano mais de 1 milhão e 800 mil quilos de toxinas por ano.
- Consumismo: Sabe qual a porcentagem de produtos que circulam através deste sistema e ainda são usados depois de seis meses? 1%, ou seja, 99% das coisas que cultivamos, processamos e transformamos, são lixo em menos de seis meses.Isso porque a publicidade nos diz para comprarmos e jogarmos fora a todo instante através do que eles chamam de obsolescência planejada e obsolescência perceptiva.A obsolescência planejada é como que um planejamento para produzir um produto de forma que ele seja inútil o mais rápido possível, para jogarmos fora e voltarmos a comprar. A obsolescência perceptiva nos convence a jogar fora coisas que são perfeitamente úteis, mudando a aparência das coisas.
- Tratamento do lixo: Há duas maneiras que são usadas para "acabar" com o lixo. O seu despejamento em aterros sanitários ou a sua incineração seguida do despejamento em aterros. Um dos principais problemas dessas atividades, é a queima do lixo, na hora da incineração. Queimar o lixo, libera tóxicos no ar. O atual e mais perigoso tóxico produzido pelo homem, que é a dioxina, tem origem na queima do lixo. Enfim, cada vez mais estamos produzindo mais lixo em um sistema impossível de se gerir. A reciclagem é um meio muito importante e lógico para pararmos de produzir tanto lixo. Mas mesmo que reciclássemos todo o lixo de nossa casa, ainda não chegaríamos à raiz do problema. A solução está em transformar o sistema d´A economia das coisas em um sistema cíclico, encontrando um meio de reaproveitar todo o lixo. E também conscientizar a população do mundo inteiro sobre o consumo consciente. Muitas pessoas já estão unidas com organizações baseadas em sustentabilidade, equidade, química verde, produção em ciclo fechado, energia renovável, etc. Buscando um mundo melhor, precisamos nos unir e fazer a nossa parte.
1 comentários:
Gostei, e não, não estou puxando seu saco! ;)
P.s. O blog só fala de lixo? hahahaha
Não que não seja interessante, é que ao lado está "... além de saber tudo sobre tudo" rs.
Postar um comentário